quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

COMO LIDAR COM A BIRRA DAS CRIANÇAS

Normalmente o comportamento de birra se inicia após a criança ouvir uma palavrinha de três letras NÃO. Ela se dá pela incapacidade da criança de manifestar a sua frustração de outro modo, pois ainda não possui habilidades emocionais e sociais para tal.

È de extrema importância que o adulto que esteja responsável pela criança no momento da birra não reaja de forma a reforçar este comportamento. Por isso é necessário ter paciência antes de agir sobre a situação.

O que você precisa saber

   Você não deve se importar com o que as pessoas que presenciam a birra vão pensar o seu respeito ou do seu filho. Ele é uma criança e você está fazendo o melhor para ele. Lembre que se você ceder a birra do seu filho só para não passar vergonha estará reforçando o comportamento da criança, logo, é provável que ele se comporte deste modo mais vezes.

Saiba que a birra é um pedido inconsciente da criança por limites. Ela ainda não sabe lidar com situações frustrantes e a sua função é ensinar isso a ela de forma adequada.

As regras e limites devem ser muito claras para a criança. Uma rotina muitas vezes pode ajudar, pois deste modo à criança já sabe o que esperar de cada momento do dia.

Quando a criança iniciar uma birra (choro, gritos, etc.), leve-a para um lugar mais tranquilo e fique com ela até a crise passar. Sei que pode ser difícil, mas não ceda a demanda dela, pois, como já dito, isso fará com que essa cena se repita.

No momento da birra tente não demonstrar o misto de sentimentos que está sentindo. Gritar, chorar, brigar e bater na criança demonstram que você também não está sabendo lidar com a sua frustração, transmitindo insegurança. Quando você demonstra calma a criança se sente segura reduzindo o comportamento de birra.

Após o extravasamento da criança tente conversar com ela. Tentar conversar durante a crise emocional não é eficaz nem mesmo para adultos, quem dirá para uma criança pequena. Demonstre que você se importa com ela e com o que ela sente, mas que o seu não tem uma razão de ser.

Nomeie o que a criança esta sentindo. Diga frases como “Eu sei que você está com raiva (frustrado), mas a mamãe não vai te dar as balas, porque você precisa almoçar”.

 

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